3 passos para instalar Fedora 15 via pen drive USB

Faça download da versão live do Fedora 15 de sua preferência no site oficial do Fedora. O link abaixo leva direto para a área de download:

http://fedoraproject.org/pt_BR/get-fedora

Eu baixei a versão sugerida por eles, àquela quem vem com Gnome, alias o Gnome 3 tá muito legal, voltando ao download, baixei o de 565 MB, imagem no formato ISO para PCs compatíveis com Intel (32-bit).

Após baixar você deve ter um arquivo ISO no seu disco com nome parecido com este Fedora-15-i686-Live-Desktop.iso, como ele podemos queimar um CD, instalar e jogar o CD fora. Mas quem não quer desperdiçar um CD, pode instalar pelo pen drive USB, veja como:

1- Conecte um pen drive vazio ou que possa ser formatado em um sistema Linux, sugiro o próprio Fedora e identifique em qual dispositivo o pen drive USB foi disponibilizado, no meu caso foi em /dev/sdc. Você pode usar o comando mount para ver isto;

2- Sabendo o endereço do dispositivo no sistema, com o programa livecd-iso-to-disk podemos criar nosso live pen drive, executando o comando que segue com o usuário root. IMPORTANTE: este é um exemplo, estamos FORMATANDO tudo que estiver no pen drive localizado no endereço /dev/sdc, tenha atenção, pois poderá ser diferente no seu computador;

/usr/bin/livecd-iso-to-disk --format --reset-mbr Fedora-15-i686-Live-Desktop.iso /dev/sdc

3- Em alguns instantes será solicitado a confirmação da formatação do dispositivo, pressione ENTER para confirmar e CTRL+C para abortar sem perder qualquer informação do pen drive. Se respondeu SIM (pressionou ENTER), aguarde mais alguns minutos que seu pen drive estará pronto para rodar o Fedora 15 Live e a partir dele, você pode instalá-lo normalmente como faria usando um CD.

5 comentários sobre “3 passos para instalar Fedora 15 via pen drive USB”

  1. Estou querendo instalar fedora18, meu pc particionei o hd 3part. Win7, Linux e backup, como fazer instalação do Linux com pen drive porem rodando win7??

    1. No Ubuntu, penso que o jeito mais fácil e rápido é utilizando o programa UNetbootin, ele é em modo gráfico e bastante intuitivo.
      Para instalar você pode executar o comando abaixo:
      sudo apt-get install unetbootin
      Depois de instalado, execute o programa:
      unetbootin
      No UNetbootin selecione uma imagem de disco livecd, um drive usb e click em ok.
      http://flic.kr/p/aapZ4y
      Espero ter ajudado e obrigado pela visita.

Deixe uma resposta