Como instalar wireless Broadcom no Fedora

“O que torna o Fedora diferente?
Nós acreditamos no valor do software livre, e lutamos para proteger e promover soluções que qualquer um pode usar e redistribuir.”
Fonte: http://fedoraproject.org/pt_BR/about-fedora

O trecho acima é muito dignificante e entusiasta, entretanto pode gerar alguns problemas, como a não inclusão de módulos(drivers) com licenças que não atendem aqueles requisitos de liberdade do Fedora.

Tenho um notebook HP Compaq CQ40 e ao instalar o Fedora, mesmo as últimas versões como Fedora 13, 14 e 15, a minha placa de rede wireless não funciona, isto porque o módulo dela não é free, portanto ele não pode estar nos repositórios oficiais do Fedora.

Para solucionar podemos incluir os repositórios free e nonfree do RPM Fusion e instalar os módulos necessários para a rede wireless.

Use o comando abaixo para adicionar os repositórios do RPM Fusion:

rpm -Uvh http://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-stable.noarch.rpm
rpm -Uvh http://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-stable.noarch.rpm

Agora para certificar que não estamos com versões desatualizadas, faça um update geral isto dá um certo medo:

yum update

Feito isto podemos instalar os pacotes para disponibilizar os drivers das placas de rede wireless free e nonfree no seu sistema:

yum install wl-kmod-common kmod-wl

Se tudo correu bem, seu hardware já deve estar disponível no sistema. Caso você não saiba como ativá-lo manualmente logo após instalar, experimente reiniciar o computador.