Como instalar driver de placa de rede Atheros Attansic no Linux CentOS

A instalação padrão do CentoOS 5 não possui o módulo do Kernel para a maioria das placas de rede Atheros (Attansic), para instalar o driver destas placas podemos fazer de duas formas. Segue:

  • Se tiver acesso a internet no CentOS (caso tenha alguma outra placa de rede instalada e funcionando no sistema), adicione o repositório ELRepo.org e instale o módulo correto. A placa na qual incentivou este post foi a Atheros AR8132M e para ela usei o módulo atl1e, este módulo de forma genérica fornece suporte as placas Atheros L1E Gigabit Ethernet com interface PCI Express, mas para a sua Atheros Attansic, pode ser diferente, as opções são estas:
    1. kmod-atl1e: Atheros L1E Gigabit Ethernet com interface PCI Express
      kmod-atl1: Atheros L1 Gigabit Ethernet com interface PCI Express
      kmod-atl2: Atheros L2 Gigabit Ethernet com interface PCI Express

    Para adicionar o repositório ElRepo.org e instalar o módulo siga os passos:

    rpm --import http://elrepo.org/RPM-GPG-KEY-elrepo.org
    rpm -Uvh http://elrepo.org/elrepo-release-5-3.el5.elrepo.noarch.rpm
    yum install kmod-atl1e

    Aguarde o término da instalação e reinicie o computador.

  • Se o sistema não tiver acesso a internet, baixe o pacote RPM kmod-atl1e (ou outro, conforme modelo da sua placa) do repositório ELRepo.org em outro computador, a versão do arquivo que baixei foi a kmod-atl1e-1.0.1.14-1.el5.elrepo.i686.rpm, mas você deve procurar por kmod-atl1e e selecionar o pacote mais recente para baixar.

    Link para download na versão 32 bits:
    http://elrepo.reloumirrors.net/elrepo/el5/i386/RPMS/

    Link para download na versão 64 bits:
    http://elrepo.reloumirrors.net/elrepo/el5/x86_64/RPMS/

    Caso encontre problemas com os links acima, você pode ir para a página padrão de download do ELRepo.org (ELRepo.org Downloads) e selecionar um dos espelhos, todos apontam para a raiz do repositório e possuem árvore de diretórios semelhante. Os pacotes que precisamos estão na pasta elrepo/, que por sua vez possui a pasta da versão do CentOS, aqui utilizamos a el5/, em seguida a pasta da arquitetura, 32 bits é i386/ e 64 bits é x86_64/, por fim a pasta RPMS/.

    Instale o modulo atl1e a partir do pacote rpm baixado, lembrando que o nome do arquivo que você baixou pode ser diferente:

    rpm -ivh kmod-atl1e-1.0.1.14-1.el5.elrepo.i686.rpm

    Aguarde o término da instalação e reinicie o computador.

Após o reinício, a placa de rede deverá funcionar perfeitamente.