Raspberry Pi ARM GNU/Linux, o computador de 25 dólares

Raspberry Pi ARM GNU/Linux, é um computador do tamanho de um cartão de crédito powered by Linux, projetado pela Raspberry Pi Foundation, instituição sem fins lucrativos do Reino Unido.
O logo deles é um tão delicado quanto o seu nome, segue:

Logo do Raspberry Pi

O novo brinquedinho é muito interessante e o primeiro lote de fabricação acaba de entrar em produção na China e Taiwan, as primeiras unidades deverão sair da linha de montagem no final de janeiro, conforme anunciado na Kurzweil. Aqui vale um comentário, porque uma instituição do Reino Unido precisa produzir na China e Taiwan, falta de tecnologia não dever ser …

Bom, já é possível encontrar na internet muitas informações e vídeos sobre o Raspberry Pi e é surpreendente a performance do bichinho, pois ele pode ser conectado na TV(HDMI) e a um teclado e pode ser usado para muitas tarefas que um desktop faz, como planilhas, processamentos de texto e jogos, até para assistir vídeos em alta definição ele parece funcionar muito bem.

Foto do protótipo Raspberry Pi

Alunos do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Aberta SenecaCDOT – têm colaborado com a Raspberry Pi Foundation e com Projeto Fedora, afim de preparar software open source para executar no dispositivo. O projeto do Fedora ARM no CDOT conta com a colaboração de Chris Tyler um ativo membro da comunidade Fedora, autor do livro Fedora Linux: A Complete Guide to Red Hat’s Community Distribution editado por O’Reilly. No seu blog Chris conta que ainda há muito a fazer, mas espera em breve disponibilizar o Fedora 15 para ARM.


Rapsberry Pi

O Raspberry Pi é baseado em um processador ARM Broadcom de 700MHz e será apresentado em duas versões uma que custará US$ 25 e outra US$ 35 – valores aproximados. O Modelo A terá 128MB RAM e o Modelo B 256MB RAM, neste primeiro lote serão produzidos apenas Modelos B.

Vídeo sobre o trabalho desenvolvido na Seneca, pela Raspberry Pi Foundation.

Deixe uma resposta